Como eliminar a barriguinha pós-gestação?


Por mais gratificante que seja a maternidade, não há como negar que a gravidez e o parto podem trazer alterações ao seu corpo. Embora muitas das mudanças mais óbvias, como ganho de peso extra, sejam resolvidas após a gravidez, algumas podem permanecer após o parto. Um exemplo disso é o aparecimento da barriguinha pós-gravidez; não importa quantos exercícios direcionados você tente ou peso que você perde, uma barriga teimosa pode insistir em permanecer. Para muitas mulheres, uma abdominoplastia combinada com lipoaspiração pode finalmente oferecer uma solução.


Noções básicas sobre alterações na gravidez

Seu corpo sofre uma variedade de mudanças muito rapidamente durante a gravidez. O peso extra é armazenado em todo o corpo para garantir que você tenha energia suficiente armazenada durante a gravidez. Os seios muitas vezes mudam de forma e tamanho, tanto em resposta à necessidade de amamentação quanto por causa de alterações hormonais. Algumas mulheres até acham que seus pés mudam de tamanho após a gravidez ou relatam que até mesmo seus cabelos mudam ou notam outras mudanças físicas imprevisíveis.


Uma das principais mudanças durante a gravidez, é claro, é a expansão do útero para acomodar o bebê em crescimento. Os músculos abdominais também se esticam e se separam para permitir esta expansão. Isso pode fazer com que os músculos abdominais se separem completamente e essa condição pode ser permanente.


Muitas das mudanças vistas no corpo durante a gravidez são temporárias e gradualmente retornarão ao normal com o passar do tempo; Fazer um esforço extra para comer direito e exercícios físicos após o nascimento do bebê pode ajudar a perder o excesso de peso da gravidez. No entanto, para algumas mulheres, a cirurgia plástica pode ser necessária para reparar a frouxidão muscular e a separação permanente também conhecida como diástase.


Uma abordagem combinada

Existem duas abordagens cirúrgicas para tonificar e modelar a área abdominal: lipoaspiração e dermolipectomia abdominal (abdominoplastia). Embora ambos possam melhorar as linhas do seu abdômen, eles funcionam de maneiras muito diferentes.


A lipoaspiração envolve fazer algumas pequenas incisões perto da barriga, através das quais uma cânula (tubo cirúrgico) é inserida. As células adiposas (células de gordura) são quebradas  e, em seguida, a cânula  é usada para aspirar o excesso de células adiposas. Este procedimento diminui a quantidade de gordura abdominal mas não retira o excesso de pele tampouco resolve a flacidez de pele e muscular.


Uma abdominoplastia repara cirurgicamente os músculos separados costurando-os de volta no lugar, enquanto remove o excesso de pele e tecido para uma aparência mais suave e firme.  A abdominoplastia é ideal para grandes reparos estruturais e musculares.


Mais e mais cirurgiões plásticos estão combinando lipoaspiração e abdominoplastia para melhorar os resultados dos pacientes. Esta abordagem  combinada pode oferecer uma solução definitiva para eliminar a barriguinha persistente após a gestação, claro que associados a hábitos saudáveis!